terça-feira, 7 de agosto de 2012

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


Produção de cerveja ao vivo

Foi uma ótima ideia proporcionar aos amigos da cerveja, curiosos e comunidade em geral a oportunidade de assisti ao vivo a produção de  cerveja, no último sábado, no palco externo do Mercado Público Municipal de Joinville. O evento chamou-se 1ª Brassagem Coletiva Pública de Joinville. A atividade, inédita em Joinville foi coordenada pelos cervejeiros do Instituto Joinvilense da Cerveja -IJC. Eles apresentaram e explicaram aos presentes todo o processo de produção da cerveja, desde a moagem dos grãos, sua fervura, a diferença da produção da cerveja clara e escura, curiosidades, entre outros. Foi uma realização do Stammhaus Café, que fica localizado no Box 5 do Mercado Público Municipal de Joinville.

Aeroporto, vamos lá!!

Finalmente a União autoriza o início do processo de desapropriações para as obras de ampliação do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola. A ação foi autorizada pela Advocacia Geral da União, após manifestação favorável do V Comar. De acordo com o documento, o município fica responsável pelo ajuizamento das ações de desapropriação necessárias, por meio da Procuradoria Geral do Município, que depende da autorização da Infraero, que irá efetuar o pagamento das indenizações. Está mesmo na hora deste aeroporto acompanhar o ritmo de crescimento de Joinville.
 
Conferência Internacional

Paço dos Duques – Guimarães 1ª capital de Portugal

O Conselho Municipal de Turismo de Joinville - COMTUR promoverá no dia 16 de agosto de 2012, às 19 horas, no Teatro da Faculdade Cenecista de Joinville FCJ, a conferência “Turismo e Cultura – o exemplo de uma Cidade Capital Europeia da Cultura” a ser proferida pela Dra. Professora Paula Cristina Remoaldo, de Portugal. A conferência tem como objetivo tratar da relação do turismo com a cultura para a promoção de um destino turístico, bem como a valorização de seu patrimônio cultural. O objeto de estudo é a cidade portuguesa de Guimarães, eleita pela União Europeia como “Capital Europeia da Cultura 2012”, que visa a promoção de uma cidade pelo período de um ano, durante o qual esta tem a oportunidade de mostrar a Europa sua vida cultural, permitindo melhor conhecimento entre os cidadãos da União Europeia. Paula Cristina Remoaldo é doutora em Geografia Humana com 22 anos de experiência em análise demográfica, social e cultural do noroeste português. É diretora do Núcleo de Investigação em Geografia e Planejamento, membro do Centro de Investigação em Ciências Sociais e Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade do Minho. Além disso, atua na investigação de diversos segmentos sociais e culturais, participa de diversos projetos nacionais e internacionais e escreveu vários livros. Paula Cristina virá a Joinville, primeira cidade a conhecer no Sul do Brasil. O convite se estende a todos os profissionais da área de turismo, com acesso gratuito.
 
Serra Catarinense

Clique na imagem para ampliá-la

Com áreas preservadas e uma grande diversidade de paisagens – repletas de rios, cachoeiras, lagoas, vales, elevados morros, cânions, florestas, etc., é a região da Serra catarinense, que proporciona diversão a turistas de qualquer perfil. Encontram ali as atividades preferidas, desde os sossegados pescadores e amantes da natureza e do turismo rural, até aventureiros e praticantes de trekking, cicloturismo, canoagem, rafting e rapel. As atrações de inverno e o ecoturismo vêm-se tornando referência. Os destinos mais privilegiados, e indicados pela agência especializada Natural Ecoturismo (www.naturalecoturismo.tur.br) são Urubici e Aparados da Serra, com passeios que podem ser personalizados ou em grupos, de acordo com a agenda e a intensidade de aventura desejada.  
 
Aparados da Serra 

Clique na imagem para ampliá-la
 
Situado, parte no estado de Santa Catarina e a maior parte no Rio Grande do Sul, o Parque Nacional dos Aparados da Serra é a região que concentra o maior número de vertentes de águas cristalinas do Brasil e a mais extensa área de Mata Atlântica preservada. Com penhascos de até 1.200 metros de altura, os vastos e frios Campos de Cima da Serra da zona de Mata Araucária terminam de repente e parecem ter sido esculpidos (aparados) a faca – daí a origem do nome usado pelos tropeiros da região. Abaixo dos imensos paredões, uma planície com rios de água cristalina e leitos de pedras gigantescas desenha um dos mais belos cenários da Mata Atlântica, com piscinas naturais, corredeiras e diversas cachoeiras. Com toda essa riqueza de paisagens, a região permite aventuras de variados níveis de intensidade, incluindo passeios compatíveis com ecoturistas iniciantes ou adeptos de atividades mais radicais. Durante as expedições, que podem durar cinco ou sete dias pelos cânions, é possível fazer trekking, passeios de mountain bike ou ainda turismo de multi-aventuras com roteiros e atividades diversos. A hospedagem pode ser feita tanto em barracas térmicas, que protegem do frio intenso, como nas melhores pousadas, confortáveis e serviços de primeira, a exemplo do hotel Parador Casa de Montanha, que oferece passeios aos cânions Itaimbézinho e Fortaleza, Cachoeira dos Venâncios e até cavalgadas. São 12 opções de viagens organizadas pela Natural Ecoturismo.
 
Criação do Parque

Pe. Balduino Rambo, falecido aos 56 anos

Talvez poucos saibam, mas o maior responsável pela criação do parque Nacional dos Aparados da Serra foi o padre jesuíta Balduino Rambo (1905 a 1961), um dos maiores batalhadores pela preservação ambiental que o Brasil já teve. Naturalista, botânico, antropólogo, arqueólogo, poliglota, fez cerca de 90 sobrevoos pela área para delimitá-la, não sem antes conhecê-la em detalhes, nas suas inúmeras incursões pelos recantos da região. Os ecossistemas da Mata Atlântica, as Florestas de Araucárias, o Pampa Gaúcho, toda flora e fauna, o Cânion do Itaimbezinho e demais acidentes geográficos ele explorou minuciosamente. Pe. Balbuino lutou pela manutenção deste parque, por considerá-lo um verdadeiro santuário, modelo da vida natural do Sul do Brasil. Enfim, em 17 de dezembro de 1959, a área foi decretada Unidade de Conservação Brasileira. A Universidade do Vale dos Sinos – Unisinos, em São Leopoldo –RS, comandada pelos padres jesuítas, há alguns anos vem decifrando os diários de Pe. Rambo, taquigrafados em alemão, editando livros e divulgando as suas atividades realizadas em sua curta vida. Dois dos mais interessantes e reveladores são “A pluralidade da unidade” e “A fisionomia do Rio Grande do Sul”. Desde 2004 é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação – ICMBio. O Parque dos Aparados da Serra está localizado na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul, na divisa com o extremo sul do estado de Santa Catarina, na borda da na formação Geológica Serra Geral. O acesso ao parque dá-se tanto através da rodovia RS-020 como da rodovia BR-101, passando por Praia Grande/SC via Serra do Faxinal. As cidades mais próximas à unidade são Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC).  

Urubici: onde o Brasil é mais frio

Pousada Kiriri-Etê em Urubici

Inúmeras cachoeiras, morros que chegam a quase 2 mil metros de altitude, a cidade de Urubici é famosa por deter o recorde da mais baixa temperatura já registrada no Brasil: -17,8 °C, em junho de 1996. A incidência de neve na região, ao menos duas vezes por ano, e as frequentes geadas tornam as paisagens ainda mais encantadoras no inverno e atraem muitos turistas à região, que vem recebendo constantes investimentos, especialmente no setor hoteleiro. Com pouco mais de 10 mil habitantes, o município fica a 170 km de Florianópolis. Situado na  região do Vale do Rio Canoas, que tem formação na Serra Geral - Aparados da Serra, Urubici abriga a sede do Parque Nacional de São Joaquim, área de mata nativa e encantadoras formações rochosas. A Pedra Furada é um dos destaques, verdadeira escultura natural. Outro passeio imperdível é a visita ao Morro da Igreja. Com mais de 1.800 metros de altura, o local permite avistar todo o litoral sul de Santa Catarina. Há ainda as trilhas da Pedra Furada e do Corvo Branco, além de um completo Ecotur, com visita a cascata Véu de Noiva, com 60 metros de queda; a caverna Rio dos Bugres, com cinco galerias esculpidas por animais pré-históricos; a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, uma fenda natural que abrigava um antigo cemitério indígena; a Cachoeira do Avencal, uma das maiores quedas da região; e o Morro do Campestre, uma formação rochosa com uma das mais belas vistas do Vale do Rio Canoas, entre outras atrações.
 
Luxo na Serra Catarinense



Se a opção é luxo e conforto, o destino perfeito para atender aos mais exigentes turistas, aventureiros ou não, é o Serra Catarinense Luxo - Rio do Rastro Eco Resort. Situado no topo da serra, às margens do Parque Nacional de São Joaquim, o hotel fica em uma altitude de 1.500 metros, com temperatura anual em torno dos 12°C. Com diversas opções de passeios na região, o resort alia sofisticada infraestrutura ao prazer do ecoturismo. Saiba mais com a Natural Ecoturismo, especializada no segmento, em www.naturalecoturismo.tur.br.

Peru no Festuris

Com um cenário cada vez mais favorável no turismo, o Peru confirma sua participação no 24º Festival do Turismo de Gramado - Festuris. É o terceiro setor em geração de renda, ficando atrás somente da mineração/petróleo e da agropecuária. O turismo receptivo obteve crescimento de mais de 10% nos últimos cinco anos, segundo o Ministério de Comércio Exterior e Turismo, e se espera que a contribuição direta do setor no Produto Interno Bruto -PIB aumente em  5% ao ano, entre 2012 e 2022. De acordo com o Mincetur, em 2011 a indústria gerou 2,9 milhões de dólares – 17% a mais que em 2010. Em 2011, foram registradas cerca de 2,5 milhões de chegadas de turistas internacionais ao Peru, das quais mais de 115 mil do Brasil. Desde 2009, os brasileiros estão procurando, em sentido crescente as atrações turísticas e históricas do Peru. “O Brasil é um mercado estratégico para a PromPeru, e é por isso que estamos empenhados em investir em publicidade e divulgação do país em mídia impressa e visual, treinamento, viagens de imprensa e seminários de familiarização e workshops, visitas porta a porta, promoção em redes sociais, alianças estratégicas e formação de publicidade e participação ativa em eventos de turismo mais importantes do país”, ressalta Fabiola Velásquez Cuba, sub-diretora de Turismo da PromPeru – órgão oficial de divulgação do país. Recentemente, as ruínas de Machu Picchu foram declaradas uma das “Sete Maravilhas do Mundo”, assim como a Amazônia ganhou o título de “Maravilha Natural”. O 24º Festuris acontecerá de 22 a 25 de novembro, no Serra Park, Gramado. Site: www.festivalturismogramado.com.br.

Folclore em Nova Petrópolis

Os organizadores do 40º Festival Internacional de Folclore estima que 15 mil pessoas prestigiaram o evento no primeiro final de semana. Este é o momento no qual grupos de diversos lugares do mundo se reúnem na cidade germânica de Nova Petrópolis para celebrar a chama do folclore. No próximo fim de semana (12 de agosto) os últimos grupos se aprsentam no concorrido evento.



Embarcações qualificadas em Porto Alegre

Sinalização de acesso nas embarcações, de localização e uso de coletes salva-vidas por meio de pictogramas universais ou em dois idiomas, oferta de folhetos impressos com informações sobre os passeios em textos também bilíngues, além de sistema de áudio para orientar os roteiros e divulgar os atrativos da cidade em português e inglês são algumas das novidades introduzidas nas embarcações que fazem passeios turísticos no Lago Guaíba, e que receberam o Selo de Qualidade do Turismo Náutico. A certificação, prevista na regulamentação da Lei do Turismo Aquaviário de Porto Alegre foi entregue pela Secretaria Municipal de Turismo –SMTUR, aos proprietários de quatro embarcações: Porto Alegre 10, Noiva do Caí e Caribe I, que utilizam o atracadouro do Cais da Usina do Gasômetro, e também o Cisne Branco, que tem seu ponto de saída no Armazém B3 do Cais Mauá. É a atenção à profissionalização e segurança...
 
As baleias chegaram a SC



Dia 13 de julho foi aberta oficialmente a Temporada 2012 de Observação de Baleias Francas no litoral Sul de Santa Catarina. O número de  baleias que já deram o seu “olá”, promete um excelente período de “ whale watching”, que segue até final de outubro. Considerada uma das melhores regiões do mundo para a observação de baleias, o litoral sul de Santa Catarina, em especial os municípios de Imbituba e Garopaba, a primeira delas apareceu no dia 12 de junho e as últimas costumam deixar a região no final de outubro. Neste período, pesquisadores, biólogos, turistas e comunidade local voltam as atenções para esta atividade que tem crescido anualmente e que impulsiona a indústria turística nos meses frios do sul do Brasil. Diversos meios de hospedagem estão preparados para receber visitantes no período de presença das baleias francas, entre estes a Pousada Quinta do Bucanero, na Praia do Rosa/Imbituba, membro do Roteiros de Charme, indicada pela National Geographic Traveler e The New York Times, site  www.bucanero.com.br.

Informações econômicas

Dados econômicos e o histórico da atividade comprovam que a observação de baleias têm sido forte aliado do comportamento preservacionista e do turismo sustentável. Segundo a France Press, em 2009 mais de 13 milhões de pessoas observaram baleias em 119 países, gerando US$ 2 bilhões. Na América Latina, o turismo de observação de baleias, golfinhos e botos acontece em 18 países e cresce mais de 11% ao ano desde 1998 - o equivalente a três vezes a taxa de crescimento do turismo mundial e 4,7 vezes a taxa de aumento do turismo na própria região. Quase 900 mil pessoas já participaram dos passeios na América Latina, gerando 79,5 milhões de dólares em gastos diretos (boletos) e 278 milhões de dólares em gastos totais por ano. Exemplo do êxito dessa iniciativa são as cidades de Puerto Madryn e Puerto Piramides - Argentina, que tem neste tipo de turismo sua principal fonte de renda, com número crescente de turistas a cada ano.

Whale Watching no Brasil

Clique na imagem para ampliá-la

No Brasil, o whale watching começou em Abrolhos, na Bahia, com a presença das baleias Jubarte, descobertas pelas operadoras de mergulho que realizavam saídas para o arquipélago, a partir de 1990. Em contrapartida, as baleias Francas preferiram Santa Catarina, especialmente o litoral Sul do Estado, onde aparecem desde 1995, sempre próximas à costa. Em 1999, surgiu a primeira operadora especializada em observação embarcada de baleias, licenciada pelo IBAMA para esta atividade e reconhecida pela EMBRATUR. Hoje, muitas operadoras atuam na região de Imbituba e Garopaba.  Algumas delas contam com biólogos a bordo, responsáveis pelas informações referentes à educação ambiental, características dos cetáceos e forma adequada de aproximação.

Passeios de observação

Na região de Imbituba e Garopaba duram cerca de 1h30min e a aproximação se dá conforme o comportamento das baleias, em observância estrita da legislação vigente para a proteção das gigantes dos mares. Algumas operadoras locais oferecem aos turistas, antes do embarque, breve palestra com biólogos do Instituto Baleia Franca - IBF,  referentes aos cetáceos e regras que regem o whale watching. Os passeios permitem assistir as baleias e seus filhotes nadando ao longo da costa, exibindo as nadadeiras, a cauda ou dando impressionantes saltos fora d'água. Conheça os pacotes no site www.bucanero.com.br.

Inscrições para a 40ª ABAV 

A ABAV Nacional - Associação Brasileira de Agências de Viagens abriu as inscrições para os visitantes profissionais e hosted buyers que desejam participar da 40ª edição da Feira de Turismo das Américas, a ser realizada entre os dias 24 e 26 de outubro no Riocentro, no Rio de Janeiro. Os interessados devem acessar o site http://feiradasamericas.com.br, na seção “Credenciamento Online Gratuito”. No rodapé da página inicial, informar os dados solicitados e seguir o passo a passo até a conclusão da inscrição. O prazo para inscrições gratuitas encerra em 31 de agosto. No ato da inscrição, os agentes de viagens podem aproveitar e solicitar passagem aérea AD90 (desconto de 90%), no preço para voos entre os dias 22 e 28 de outubro com destino ao Rio de Janeiro.    


 
Fórum de Turismo de Negócios

Nos dias 10 e 11 de agosto será realizado no hotel Jurerê Beach Village o II Fórum de Turismo de Negócios, com a participação de operadores e agentes de viagens, importadores e exportadores, organizadores de eventos, hoteleiros, jornalistas, autoridades públicas e empresários de setores como moda, gastronomia, sustentabilidade e tecnologia. Durante os dois dias haverá palestras e capacitações que abordarão temas de diversos setores econômicos de forma que os participantes possam entender como aplicar o Turismo de Negócios em cada ramo de interesse. Haverá também feira para exposição e comercialização de produtos turísticos. O II Fórum de Turismo de Negócios tem como propósito divulgar, capacitar e mostrar a importância do turismo de negócios e as suas viabilidades e aplicabilidades em diversos ramos empresariais e de lazer. Para cada participante, a proposta também é garantir o network necessário para fechar acordos, comprar e vender produtos ou serviços. A expectativa de público é de mil profissionais ligados ao turismo e ao comércio exterior, com uma média de 40% de estrangeiros.
 
Festival do Litoral do Paraná

Clique na imagem para ampliá-la

A  Associação de Hostels do Estado do Paraná - www.alberguespr.com.br -   vai participar da segunda edição do  Festival de Turismo do Litoral do Paraná, nos dias 16 a 19 de agosto, em Paranaguá., com o  tema “O Desafio do Turismo Sustentável no Litoral do Paraná”. Durante os três dias, serão realizadas feiras, palestras, oficinas, exposições,  apresentações culturais e uma arena gastronômica com chefs de restaurantes da região, que irão apresentar pratos típicos da região.  A Associação de Hostels do Estado do Paraná  participa divulgando seus  hostels credenciado pela Hostelling International, localizados  em Foz do Iguaçu, Curitiba e no litoral -  Ilha do Mel, Superagui e Paranaguá.  Os HI hostels paranaenses totalizam 705 leitos. A  carteira de “associado HI”, proporciona descontos em vários atrativos turísticos  nacionais e internacionais, que no Paraná varia de 15% a 20%  em atrativos como o Serra Verde Express, Segway e Kuritibike, em Foz do Iguaçu -  Itaipu Binacional, Macuco Safari, Restaurante Porto Canoas e Churrascaria Rafain. O evento é uma realização da ADETUR Litoral - Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná, com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná, AMLIPA - Associação dos Municípios do Litoral do Paraná, Fecomércio, Sebrae-PR, Abrasel Paraná, UFPR Litoral, ABIH-PR, Isulpar, Rádio Difusora, Litoral Sul FM, Ilha do Mel FM, e Patrocínio Master da Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá e Folha do Litoral. Site: www.festivaldolitoral.com.br.
 
Atrativos do Litoral Paranaense 

O Litoral paranaense oferece uma série de atrativos turísticos, históricos,  culturais, gastronômicos e de aventura. Destaca-se a Ilha do Mel, a 4 km do litoral, reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. A Ilha possui praias paradisíacas e entrou no roteiro turístico brasileiro por conta de sua  beleza e da preservação ambiental, com 90% de sua  área  protegida.  Há dois hostels credenciados na Ilha: HI Marimar Encantadas Hostel  - www.hostelmarimar.com.br e HI Marimar Farol Hostel - info@pousadamarimar.com.br. Igualmente o  Parque Nacional do Superagui, constituído por ilhas que preservam toda fauna e flora local, também reconhecido como Patrimônio da Humanidade, pela preservação da fauna marinha, restingas, manguezais e grandes áreas de praias virgens como a Praia Deserta. Ali fia o HI Superagui Hostel - www.pousadasuperagui.com.br. Além disso, o litoral também é conhecido por suas cidades históricas, como Antonina, Guaraqueçaba, Morretes e Paranaguá. Mais informações no site www.adeturlitoral.com.br. E ainda os hostels: HI Continente Hostel  - Paranaguá - info@hostelcontinente.com.br; HI Hostels credenciados em Foz do Iguaçu e Curitiba; HI Paudimar Hostel  - info@paudimar.com.br; HI Paudimar Falls Hostel  - www.paudimarfalls.com.br; HI Curitiba Eco Hostel - www.curitibaecohostel.com.br  e HI Roma Hostel - www.hostelroma.com.br

Serra Verde Express no Mês dos Pais



A Serra Verde Express oferece boas opções de programação para o mês de agosto, seja a bordo de um trem ou em um dos principais parques temáticos do Brasil. Porque não levar o papai prá passear? Uma sugestão é o roteiro de trem, em meio a uma das áreas mais bem preservadas da Mata Atlântica, com saída de Curitiba, passando por deslumbrantes paisagens até a histórica cidade de Morretes.  O pacote, custa a partir de R$ 99 para adulto e R$ 75 para criança. Inclui o almoço, o famoso "Barreado", prato típico da região à base de carne cozida. Quem preferir fazer o retorno por van ou ônibus o valor é de R$ 140 e R$ 95, respectivamente. Outra opção é assistir a peça "O Enigma", inspirada na história "Assassinato no Expresso Oriente", da autora Agatha Christie. Com duração de uma hora, a apresentação se passa no ano de 1945, em que dois assassinatos acontecem dentro do trem. A encenação ocorrerá no interior do trem de luxo da Serra Verde Express, na Rodoferroviária de Curitiba, no dia 11 de agosto,  às 20h, com ingressos ao valor de R$ 45 (inteira). Site: www.serraverdeexpress.com.br,  fone: 41 3888-3488.

Cadastur é lei federal

O cadastro dos prestadores de serviços turísticos do Brasil - Cadastur, que é aplicado pelo Ministério do Turismo em parceria com órgãos oficiais de turismo dos estados, é obrigatório há quatro anos, conforme os artigos 21 e 22 da Lei n.º 11.771, de 17 de setembro de 2008, mas a adesão das empresas e pessoas físicas ainda é pequena. Para se ter uma ideia, atualmente em Balneário Camboriú apenas 21 meios de hospedagem estão cadastrados. Por isso, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú - Sectur promoveu em 31 de julho,  uma reunião de esclarecimento com representantes do trade local. Fábio Luís Fanben e Bruna Barreto Lovato, funcionários da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte -SOL, que realizam este serviço para o órgão federal em Florianópolis, fizeram questão de apontar a gratuidade e facilidade do cadastro. O objetivo principal é promover o ordenamento, a formalização e legalização dos prestadores de serviços turísticos. Assim, o turista tem garantias de que a empresa está legalmente constituída e se encontra em operação. O cadastro contempla todos os tipos de hospedagens, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadores de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo. De forma opcional, podem se cadastrar restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, parques aquáticos, estruturas de apoio ao turismo náutico, casas de espetáculo, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, locadoras de veículos para turistas e prestadoras especializadas em segmentos turísticos. O cadastro ainda é a condição para que o ramo de hospedagem solicite a nova classificação por estrelas (SB Class). O registro permite a participação em eventos, feiras e ações realizados pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, tais como o Salão do Turismo, Vai Brasil e Portal de Hospedagem. Disponibiliza também o acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur. O cadastro é fonte de consulta do mercado turístico brasileiro e a primeira etapa pode ser realizada diretamente no portal da internet www.cadastur.turismo.gov.br. É necessário, também, que órgãos e funcionários das áreas de fiscalização conheçam esta lei, para não criarem situações constrangedoras, como já aconteceu em vários casos.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário