segunda-feira, 21 de março de 2016

II FÓRUM MUNDIAL DE TURISMO GASTRONÔMICO SERÁ NO PERU COM PÚBLICO ESPECIALIZADO


O evento, organizado pela PROMPERÚ e pela Organização Mundial do Turismo (OMT), junto com o Basque Culinary Center (BCC) da Espanha, será realizado entre 27 e 29 de Abril no Centro de Convenções de Lima. Aberto ao público em geral, encontro tem como finalidade promover a discussão e o papel da gastronomia como um eixo articulador do turismo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site.

Clique na imagem para ampliá-la 

A ministra do Comércio Exterior e Turismo do Peru (MINCETUR) e presidente do Conselho Diretivo da PROMPERÚ, Magali Silva Velarde-Álvarez, anunciou que todas as pessoas interessadas em participar do II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, que será realizado em Lima, de 27 a 29 de Abril de 2016, terão acesso livre ao evento. Para isso, basta que seja feita uma prévia inscrição eletrônica que permitirá ao interessado participar das conferências e atividades paralelas do Fórum, cuja finalidade é promover a discussão e o papel da gastronomia como um eixo articulador do turismo.


O importante evento, que será realizado no Centro de Convenções de Lima, é organizado pela PROMPERÚ e pela Organização Mundial de Turismo (OMT), e conta com a colaboração do prestigiado Basque Culinary Center (BCC) da Espanha. "O Fórum é um encontro para os atores ligados ao turismo gastronômico dos setores público e privado, tais como cozinheiros, tour operadores, acadêmicos, estudantes, municípios, produtores, pesquisadores e associações gastronômicas", disse a ministra Magali Silva.


A titular destacou que o II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico vai promover a discussão e o papel que coloca a gastronomia como um pilar do turismo, em torno do qual se desenvolve este segmento em todo o mundo e, especialmente, no Peru. “Este encontro propiciará a troca de experiências e identificará as boas práticas para a melhoria da qualidade dos destinos turísticos, com um enfoque de sustentabilidade para beneficiar de maneira direta as populações vinculadas a esta atividade", destacou a ministra Magali Silva.

Clique na imagem para ampliá-la

Entre as personalidades que vão participar do Fórum estão os peruanos Gastón Acurio, Mitsuharu Tsumura e Isabel Álvarez. Junto a eles estarão o diretor do BCC, Joxe Mari Aizega; Leonid Gelibterman, presidente do International Center of Wine and Gastronomy (Rússia); Pierre Sanner, diretor da Mission Francaise du Patrimoine et des Cultures Alimentaires (França); Tadataka Shimotakehara, presidente da Ibusuki Ryokan Hakusuikan (pousada localizada entre o mar e uma floresta de pinheiros que revaloriza insumos locais do Japão); Ben Lynam, responsável pela comunicações da Taste of Fethiye da Turquia (projeto de sustentabilidade no qual trabalham produtores locais com hotéis e restaurantes na cidade de Fethiye, Província de Muğla, na Turquia); Rebecca Mackenzie, diretora do Ontario Culinary Tourism Alliance (Canadá); Wantanee Suntikul, professora da The Hong Kong Polytechnic University; e Dirk Lubbers, diretor da Heineken Experience da Holanda, entre outros.

Ceviche

A escolha de Lima como cidade anfitriã de tão importante Fórum, destacou a ministra, "se dá em um período em que a cozinha peruana tem obtido uma reputação internacional graças à variedade e à qualidade de seus insumos, as técnicas que utilizam nossos melhores chefes e a intensa promoção que vem sendo feita na última década". A oportunidade conecta o país diretamente com o olhar que oferece a OMC quando afirma que o vínculo entre comida e turismo oferece uma plataforma para a propagação da cultura, o desenvolvimento econômico local, as práticas sustentáveis e as experiências gastronômicas. Se trata de uma potente aliança que ajuda a comercialização dos destinos e fortalece sua imagem.


A primeira edição do Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, realizada em San Sebastian (Espanha), ao final de Abril de 2015, impulsionou a reflexão sobre o tema e destacou o papel do setor público no âmbito do turismo gastronômico. Além disso, discutiu a importância de melhorar a gestão de todo o mundo e transmitir histórias de sucesso ligadas ao setor. Esta nova edição, em Lima, vai reunir especialistas em gastronomia e turismo de todo o mundo. Eles analisarão juntamente com especialistas peruanos como a gastronomia está se tornando um dos pilares de promoção turística dos países. Para participar do II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, acessar o site http://goo.gl/Cn270B. As inscrições são gratuitas. Mais informações, enviar email para: fm-turismogastronomico@promperu.gob.pe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário